Chamada

explicativa

sobre o site

Clique aqui
Previous slide
Next slide

Histórico do Ledoc

O Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (LeDoc), concebido em 2015 por meio do Edital FACEPE 012/2014, é um espaço destinado a coletar, transcrever, editar e preservar dados linguísticos de Pernambuco, visando constituir um grande repositório banco de dados eletronicamente manipuláveis. Inicialmente, as ações da equipe do laboratório visaram a sua integração ao projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB) com a finalidade de disponibilizar dados para os estudos diacrônicos e sincrônicos do português brasileiro. Passando esses anos, o LeDoc estabeleceu parcerias institucionais importantes com o Laboratório de Filologia (Labefil) da UFRJ e com o Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão da Bahia (CE- DOHS) da UEFS e UFBA que vêm permitindo a aplicação de novas tecnologias através do uso da ferramenta integrada de anotação de corpus, via uso da linguagem xml, a edições tradicionais e limitadas de textos. Com isso, dois novos temas começaram nortear a agenda de trabalho do LeDoc: (1) técnicas de manipulação de banco de textos de língua portuguesa e (2) estudo sócio-histórico e linguístico do português em Pernambuco a partir de ferramentas tecnológicas 1 . Hoje, o espaço de pesquisa está na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) do MCTI para funcionar nos departamentos de Letras em Recife e Serra Talhada nos campi da UFRPE da UFPE como sendo um ambiente multiuso, dotado de uma equipe e instalações de apoio às atividades de pesquisa na tentativa de proporcionar maior cooperação entre as áreas de Linguística, Ciências da Informação e História. Atualmente, o LeDoc conta com 17 pesquisadores de 7 universidade brasileiras que fazem parte dos projetos e parcerias de pesquisa. Essa rede de colaboração vem se ampliando e já conta com parcerias importantes com a UFPB, UFC, além das Universidades de Genebra, Nova de Lisboa e Nacional de Rosário com as quais os pesquisadores do LeDoc firmaram parceria para desenvolver em conjunto o projeto “Historicidade dos textos e ensino de língua”.

Infraestrutura e serviços

O LeDoc funciona na sala de 217, localizado no segundo andar do Centro de Artes e Comunicação (CAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com ações também no interior do estado, o laboratório também desenvolve pesquisas no campus da UFRPE em Serra Talhada, com sala e estrutura própria. De modo geral, o Ledoc tem salas para ações para orientação, pesquisa, coordenação administrativa e arquivo para armazenamento de dados. Os espaços também reunião estão equipados com uma mesa, 20 cadeiras e estantes com livros que podem ser consultados.
Essas estruturas já vêm servindo como um espaço para abrigar parte dos equipamentos e a executar as atividades de pesquisa dos bolsistas e  pesquisadores que trabalham com coleta, transcrição e edição de textos históricos. O espaço físico, com capacidade de atender até 15 pesquisadores simultaneamente, é utilizado para o serviço de digitalização, armazenamento
de parte dos documentos coletados e doados e consulta do acervo  bibliográfico do laboratório. Atualmente, o laboratório funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, os equipamentos de digitalização, de transcrição e de edição de textos por meio de software especializado.
Para ter acesso à infraestrutura do laboratório, o pesquisador precisa solicitar através do e-mail ledoc.pe@gmail.com disponível o site  https://www.ledoc.com.br . Atualmente, os pesquisadores podem desfrutar dos recursos de gravação de audiovisual, de digitalização e transcrição de textos por meio de vários softwares, como o e-Dictor, uma ferramenta que nos permite ir além dos suportes comumente utilizados e por possibilitar a edição digital de documentos em versões diplomáticas, semidiplomática e modernizadas. Os equipamentos disponíveis para uso são:

Lista de Equipamentos